sábado, 12 de fevereiro de 2011

GOLPE DO CARTÃO CLONADO – E ELES NÃO PEDEM NEM A SENHA


Novo golpe deixa usuários de cartões de crédito em alerta
Um novo crime por telefone pode estar fazendo vítimas em todo Brasil. Conheça o modus operandi dos golpistas e saiba como se prevenir.

Uma pessoa liga se passando por funcionário do Departamento de Segurança da Administradora de Cartões do qual você é titular. Identifica-se com um falso nome e um falso número funcional.
Pergunta se a pessoa teria comprado um produto qualquer, porém, bem exótico.
Após a negativa, o golpista prossegue informando que o cartão pode ter sido clonado e que é preciso verificar. Diz ainda que se a suposta clonagem for confirmada, a Administradora estará ressarcindo o valor ao titular do cartão. Porém, antes de ‘liberar’ o crédito, ele pede para confirmar alguns dados e fala o endereço da vítima, encontrado facilmente nas listas telefônicas via Internet.
Após a confirmação, o golpista avisa que, em caso de dúvida, a pessoa deverá ligar para o número 0800 que se encontra na parte traseira de seu cartão e falar com ‘nosso’ Departamento de Segurança.
É passado um “número de protocolo” e o criminoso pede que a pessoa confirme o tal número.
Aí vem a parte mais importante da fraude: aparentando cautela, ele diz que precisa certificar-se de que a pessoa está de posse do cartão e então pede que informe o número do cartão. O estelionatário continua e agora pede a vítima informe os 3 (ou 4) últimos números que aparecem na parte traseira do cartão.
É o Código de Segurança, ou 'Números de Segurança' (Pin Number), utilizado para fazer compras via Internet!
Depois que esses números são informados, ele diz que todo procedimento era necessário para confirmar que o cartão não estava perdido nem tinha sido roubado, e que o titular estava com ele em seu poder. Com um cinismo terrível, confirma que, “infelizmente, o seu cartão foi mesmo clonado...”
Prestativo, o golpista ainda pergunta se a pessoa tem alguma dúvida antes de encerrar a conversa.
Provavelmente, em poucos minutos, uma compra via internet será lançada no seu cartão, e muitas outras, caso você não perceba a fraude até a chegada do extrato.
Recebendo este tipo de ligação e desconfiando que trata-se de um golpe, aconselha-se falar ao suposto golpista que você mesmo fará a ligação para o 0800 da sua operadora. Caso acredite ser tarde demais, ligue para a administradora solicitando o cancelamento do cartão e registre um boletim de ocorrências, pois mesmo com a dificuldade para rastrear a ligação, com o registro do BO, será mais fácil pleitear contra a cobrança.



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