domingo, 10 de outubro de 2010

DILMA E OS FATOS QUE NUNCA FORAM BOATOS

Texto extraído do BLOG DO ALUIZIO AMORIM

 A manipulação do jornalismo companheiro continua a todo vapor na grande imprensa. Há pouco lia uma matéria da revista Época, que é da Rede Globo, fazendo uma tremenda salada com aquilo que tipifica de "bomba boato" da internet e indaga até que ponto pode ter influência nesta eleição presidencial. Cita inclusive correntes que veiculam 'boatos' via email.

Entretanto, a matéria mais confunde do que esclarece. No final das contas, o leitor menos avisado poderá ser induzido a pensar que a descriminalização do aborto defendido por Dilma Rousseff, como atestam vídeos, reportagens e entrevistas é um 'boato'. Não é. Não é um boato e não pode ser comparado com algumas dessas teorias conspiratórias que circulam pela web. Não se pode comparar, por exemplo, à afirmativa de que Michel Temer, o vice da Dilma, praticaria o satanismo.

Agora, se for para abordar o tema boato tem-se que analisar o comportamento do PT e principalmente os boatos lançados por Lula em todas as eleições, quando afirma que os tucanos vão privatizar todos os serviços públicos e as empresas como a Petrobrás. Ou quando tenta fazer crer que tudo que há de bom no país foi obra do PT e tudo o que há de ruim foi feito por FHC.

Vejam em post mais abaixo aquele vídeo em que mostra o lançamento do programa bolsa família. Lula admite em seu discurso que a ideia de reunir todos os programas existentes - portanto criados todos eles pelo governo de Fernando Henrique Cardoso - foi do então governador de Goiás, Marconi Perillo. Assim, o PT não criou nenhum programa social, apenas juntou o bolsa alimentação, bolsa escola e correlatos, todos esses programas gerados pelo governo de Fernando Henrique Cardoso, sendo que a ideia de reuni-los numa só modalidade, a bolsa família, foi também de um tucano.

Agora eu indago ao jornalista que escreveu essa matéria na revista Época, qual é o boato mais vigarista já veiculado no Brasil, inclusive pela própria grande imprensa? Ora, que o PT foi quem criou a bolsa família e que os tucanos querem destruir ou que José Serra vai privatizar a Petrobrás e o Banco do Brasil! ou que Serra foi o responsável pelas chuvas que castigaram São Paulo recentemente.

Se for para analisar os boatos eleitorais tem-se que admitir que a sua fonte está no Palácio do Planalto e nos blogs da esgotofera, muitos deles, senão a maioria, financiados com recursos públicos! Jornalistas do esgoto são pagos para veicular todos os tipos de boatos elevados à condição de fatos concretos tendo em mira detonar a oposição.

Que a Dilma defende a descriminalização do aborto é um fato. Além dela ter afirmado isto conforme está fartamente documentado pela própria mídia, o governo do PT ainda produziu aquele calhamaço infame denominado PNDH3, que dispõe sobre a descriminalização do aborto e ainda atenta contra a liberdade de imprensa ao defender o 'controle da mídia'. Sem falar para o fato de que continua empenhado em amordaçar a imprensa. Estes são fatos concretos e não apenas boatos.

É certo que a internet e as tecnologias permitem a criação de toda a sorte de bobagens e estupidez. Mas também é verdade que a internet tem desmascarado em inúmeras oportunidades as manipulações dos detentores do poder e da própria grande imprensa.

Feitas as contas a internet está na verdade democratizando verdadeiramente a comunicação e quando o PT e o Franklin Martins falam de "agência reguladora da mídia" dá para morrer de rir. A não ser que pudessem tirar do ar a internet, o que é impossível.

A rede que espalha teorias conspiratórias variadas é ao mesmo tempo a guardiã da liberdade. A demanda por liberdade e repulsa a todo tipo de controle pelo poder do Estado é o centro em torno do qual gravita a internet. A liberdade, a democracia e o respeito à individualidade são apanágio da grande rede de computadores que entrelaça o planeta online noite e dia. Quando eu der um clique aqui na ferramenta do Blogger editando esta postagem ela estará disponível no mesmo instante para qualquer computador em qualquer parte do planeta desde que esteja plugado.

Quem achava que a internet não teria impacto nesta eleição errou feio. E isto ficou evidente pelo fato de que desmascarou completamente as assertivas da Dilma sobre a questão do aborto. E ela continua afirmando que não disse o que disse. Neste caso, a Dilma passou a ser ela mesma a maior difusora de boatos desta eleição.

As pessoas em sua maioria sabem muito bem distinguir o que é um boato e o que é um fato. E os eleitores sabem mais ainda, tanto é que isso ficou provado quando os votos terminaram de ser contados pelos computadores do TSE ao final do primeiro turno eleitoral.

Deve-se acrescentar que diversos analistas dos grandes jornais e redes de televisão já tinham até previsto o esfacelamento da oposição e que Dilma trituraria os tucanos e aliados. Findo o primeiro turno, a Oposição já é governo eleito na parte nobre da economia brasileira que perfaz o total de 55% do PIB e que garante a comida na mesa dos brasileiros e arrecada o grosso dos tributos que forram os cofres do Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário